top of page

MEU PET É MEU TERAPEUTA


Mulher olhando para o cachorro como seu terapeuta

Olá queridos tutores e colegas veterinários!


Um desses dias, dando uma olhada no Instagram, me deparei com uma frase que me deixou um pouco preocupada. Não foi a primeira vez que vi algo assim, mas era uma fala de uma pessoa dizendo algo como "todos os problemas que temos, nossos pets os curam". Isso me incomodou, e me fez refletir sobre o peso que, sem querer, podemos colocar em cima de nossos companheiros de quatro patas.


Como Médica Veterinária e Facilitadora de Constelação, entendo a importância de uma visão sistêmica. Quando olhamos para o todo, incluímos não só a família do tutor, mas também o sistema do próprio pet, e pensar que nossos animais podem resolver nossos problemas emocionais me preocupa, pois isso pode sobrecarregá-los emocional e energeticamente.


Conversando com alguns clientes, percebo que muitos deles precisam de apoio psicológico, terapêutico. Meu papel é pontuar isso para eles, incentivando-os a buscar ajuda profissional. No entanto, algumas pessoas afirmam que seus animais de estimação são seus terapeutas, mas é importante compreender que nossos pets não têm como atuar da mesma forma que terapeutas profissionais.


Um cachorro olhando para você com olhar de calma trazendo uma certa terapia pra você

É verdade que existem inúmeros benefícios em ter um animal de estimação, como acalmar, relaxar, reduzir o batimento cardíaco e a pressão sanguínea do nosso corpo, dentre outros benefícios, mas eles não possuem as habilidades de um terapeuta ou psicólogo formado. Quando esperamos que nossos pets resolvam nossos problemas emocionais, colocamos sobre eles um peso que não podem carregar, o que pode levá-los a adoecer.


Já testemunhei isso em constelações, onde representantes dos pets mostraram o quanto eles estavam cansados e sofrendo por fazerem por nós aquilo que, por qualquer motivo, não queremos fazer. Assumir a responsabilidade por nossas questões nos permite liberar nossos pets do fardo de cuidar de nós e evitar que adoeçam em nosso lugar.


Portanto, se alguém já teve essa percepção ou se você percebe que precisa de ajuda, não hesite em buscar um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra. E faça o exercício de liberar seu animal de estimação, deixando claro que ele não precisa carregar nada por você. Assumir nossas responsabilidades nos permite viver em harmonia com nossos queridos companheiros.



Abraços carinhosos para todos🐾🐶🤗💕😻

Comments


Gostou do artigo?

Assine já !

ARTIGOS RECENTES

bottom of page