top of page
Vanessa Muradian

Devo suspender todos os petiscos do meu cão? (sobre os petiscos contaminados)


Nas últimas semanas, todos nós que gostamos de pets assistimos estarrecidos às notícias de animais internados após o consumo de alguns petiscos comerciais, infelizmente com diversos óbitos registrados em cães.


O que aconteceu, segundo as investigações, é que houve uma troca (ainda não se sabe se acidental ou não) em embalagens de um composto chamado propilenoglicol, que na verdade continham monoetilenoglicol.


O propilenoglicol é um produto químico utilizado nas indústrias para fabricação de alimentos para humanos e animais; seu uso é permitido desde que seja adquirido de empresas registradas e idôneas. Já o monoetilenoglicol é um composto tóxico, geralmente utilizado no processo de refrigeração, e é encontrado em baterias, motores de carro, freezers e geladeiras. Esse mesmo composto foi envolvido na morte de pessoas que consumiram a cerveja Backer, em 2019, em Minas Gerais.


O monoetilenoglicol é um solvente que causa principalmente falência renal em cães e seres humanos, com lesões ao fígado também. Animais que ingerem esse produto precisam ser tratados em questão de horas, pois as lesões renais são rápidas e irreversíveis.


Nos últimos dias o Ministério da Agricultura recomendou que diversos lotes de petiscos fossem recolhidos do mercado, em especial os que constassem na lista de ingredientes o composto propilenoglicol (que poderia estar adulterado).


Confesso que eu, particularmente, suspendi TODOS os petiscos industrializados daqui de casa, sim com medo de estarem contaminados, ainda que não fossem dos lotes identificados. Desde então tenho testado algumas receitas de petiscos caseiros, logo mais coloco aqui para quem tiver interesse.



Minha recomendação é que até que essa situação toda seja regularizada, todos os petiscos industrializados sejam suspensos, e todos fiquem muito atentos a qualquer alteração de comportamento nos pets: vomito, diarréia, inapetência, alteração de comportamento, qualquer coisa estranha que você notar não espere para ver se vai melhorar sozinho, especialmente se algum petisco industrializado tiver sido oferecido ao pet nos últimos dias.



Aos pets que ainda estão internados lutando pela vida faço votos que melhorem, muitas famílias já perderam seus pets tentando fazer o melhor por eles e não desejo que mais nenhuma vidinha seja ceifada por esse infeliz acidente. A essas famílias, que perderam seus pets, torço para que encontrem conforto em seus corações e não permitam que essa tragédia as impeça de levar amor a tantos outros pets que precisam.








Comments


Gostou do artigo?

Assine já !

ARTIGOS RECENTES

bottom of page